Pular para o conteúdo principal

Culpa




Estive pensando nos últimos meses em como temos a necessidade de 'culpar' alguém ou alguma coisa, por nossa condição de vida- em todos os sentidos: emoções, finanças, casamento, ministério, sonhos...etc.

Começo por mim.
Durante esse tempo de gestação usei o cansaço, o marido, os hormônios e as pessoas, tentando encontrar o famoso culpado, de coisas que estavam acontecendo por minha causa e, não por fatores externos.
CALMA! Antes que pense, sei que a gestação tem seus momentos turbulentos, devido a enxurrada de hormônios que a mulher produz. É um misto de sentimentos, eu sei e já falamos sobre isso.
Como sempre compartilhei aqui, gosto de aprender com tudo que vivo e, não apenas me esconder atrás do 'normal' como a maioria diz.
O sono, as alterações de humor, o ciúme, a fome, o cansaço, o estresse, o nervosismo o silêncio e a preocupação, NÃO era culpa de ninguém, mas minha. TALVEZ, a palavra correta não seja 'culpa' mas 'responsabilidade' em lidar de outra forma.

Quero iniciar esse post deixando bem claro que em TUDO Deus nos ensina e durante essas 39 semanas de gestação aprendi que EU SOU RESPONSÁVEL pelo que sinto e, espero que ao final deste post você entenda a mesma coisa.

Bom, o homem desde o início - LITERALMENTE, tenta culpar as outras pessoas por decisões tomadas por ele ou pelos sentimentos que estão em seu coração.

Você já ouviu a história do 'fruto proibido' lá no Jardim do Éden? Vou refrescar sua memória:


E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:16,17) Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. (Gênesis 3:1-6) E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. (Gênesis 3:8-13)

Viu? Não é de hoje que o homem culpa alguém por suas derrotas e erros.

''Responsabilizo meu chefe por não ter um aumento, meus pais por não ter uma condição de vida melhor ou aquilo que tanto quero. Meu marido por não fazer o que eu preciso, sem que precise pedir. Meus filhos por não demonstrarem carinho como eu queria. Meus amigos por não serem presentes como eu espero. Meus familiares por não se preocuparem quando mais preciso e, poderia dar milhares de exemplos aqui.... mas vou deixar você pensar nos seus.''

Já reparou que nunca dizemos de primeira que somos os causadores de 99% do que acontece em nossa vida? Já parou pra pensar quanto tempo demorou pra aprender algo, simplesmente porque o perdeu culpando outra pessoa e escolhendo de olhar pra si mesmo? Já pensou quantas horas de sono você perdeu? Quantas amizades se foram, simplesmente por culpar o outro? Quantas oportunidades passaram, simplesmente por olhar para o lado e esquecendo de olhar pra si? Quantos abraços deixou de dar? Quantas ligações deixou de fazer? Quantas mensagens deixou de mandar ou quantos sorrisos foram trocados por lágrimas? Quanta alegria foi ignorada por conta da mágoa que ocupava seu coração? Quantos momentos, viagens, aventuras perdidas..por falta de disposição?

Deus foi claro com Adão, era a ÚNICA regra no Jardim. (Não entrarei em detalhes quanto a quem comeu primeiro, ou quem ofereceu a quem... pois daria pano pra manga), Quando Deus se dirige a Adão e o questiona, Adão aponta Eva, Eva aponta a Serpente e a Serpente sorri como quem conseguiu o que queria.

Sabe, quando culpamos alguém por algo que nós produzimos, estamos mascarando o nosso EU e, muitas vezes acabamos acreditando naquele eu que é perfeito e apresentamos os outros como os  monstros. Culpamos nosso chefe por não sermos bem sucedidos, nosso marido por não termos o casamento perfeito, nosso pastor por nosso ministério não dar frutos, Deus por não eu saber passar pelas adversidades e o diabo por nossas más escolhas.

Nós somos frutos das escolhas que fazemos e vivemos as consequências delas, culpar os outros por isso é um erro. A investigação para encontrar um culpado, precisa começar dentro de nós. 
Não coloque sobre as costas de alguém algo que você não fez, sonhos que não realizou, projetos que não concluiu. Traga a responsabilidade pra você, respire fundo e comece outra vez.
Ninguém é responsável por suas frustrações a não ser você mesmo.

A palavra de Deus diz: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.1 João 1:9. CONFESSAR, é expor, afirmar, contar algo, 'SE' assumirmos nossa culpa perante Deus, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar. SE nos achegamos a Deus usando as pessoas para justificar nossos erros e derrotas, nada vai adiantar.

Pense nisso e olhe mais pra si.

Até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#MulheresExtraordinárias - Dia 8

Oi meninas lindas!!! Ual....fiquei alguns minutos pensando sobre o post de hoje, que tem como tema: 'Louve a Deus na tempestade', fiquei tentando resumir e encontrar as melhores partes do capitulo para compartilhar com vocês. Ele é todo lindo. O amor sempre envolve responsabilidade e sacrifício. Por isso, na verdade, só amamos a Cristo se estivermos preparados para fazer a obra e levar a cruz. - William Barclay A tragédia, o sofrimento, a perda e os momentos difíceis podem surpreender qualquer um de nós. Infelizmente, as tempestades da vida são inevitáveis e nos atingem de um modo particular. nessas horas, podemos nos sentir desamparados e desprovidos de amor.  Ás vezes, em meio as circunstancias difíceis, permitimos que a preocupação e a frustração encubram o amor de Deus. É por isso que precisamos enfrentar as tempestades da vida com um espirito de fé. A preocupação nos prende ás coisas terrenas e, a raiva, quando não administrada adequadamente, nos faz pensar constan

Uma Nova História!

Estava aqui escutando a canção do Fernandinho - "Uma Nova História", e não me segurei em dizer algumas palavras!... Cantamos várias canções com letras que nos fazem acreditar e a cantarolar pelas ruas promessas e palavras vindas direto do Pai...não, não é errado...mas sabe qual o problema?  As vezes não enxergamos "uma nova história" para nossas vidas porque nos limitamos no que planejamos, ou no que projetamos... Vou tentar explicar melhor..rs sabe aquele sonho que temos e que imaginamos cada detalhe, cada segundo da realização dele??..Seja ele qual for...grande ou pequeno, percebe que nós esperamos que as coisas aconteçam do nosso jeito?? (Ops.. será que só eu sou assim???..) Não vá dizer: Carol, eu quero a vontade de Deus pra minha vida!... Amém..eu tbm quero, mas que temos esse problema temos, não podemos negar!! Pois bem, quando o Senhor chama Abraão... ou Abrão como até então era chamado " Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua pare

Ele é o Amor!

Oi minha genteeeeeee!!! Olha eu aqui outra vez! Estou gostando desse encontros com data marcada, fica melhor para acompanhar e nada melhor do que se organizar também não é?  Bom vamos lá...o tema de hoje surgiu a partir de uma frase de Pitágoras que diz: " Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo", essa frase revela que nosso coração é o causador do bem e mal que nos cercam, e precisamos abrir nossos olhos para o que anda sondando nosso coração. Quando falamos de 'assuntos do coração' as pessoas já ficam imaginando em relacionamento a dois - homem e mulher, no entanto quero falar do coração que deixa o amor de Deus fazer morada.  Ao contrário da frase de Pitágoras, o amor de Deus é tão doce que pode purificar um coração. Mas como o amor de Deus pode transformar a vida de alguém?? Já imaginou se Deus só amasse aqueles que 'fazem o bem' (pelo menos aos nossos olhos?), se Ele só